Veja como economizar na sua conta de água

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
como economizar água

Conteúdo da Postagem

Sua conta de água está vindo muito mais cara do que o normal? Você já tentou resolver economizando no banho e na hora de lavar os pratos e ainda assim não conseguiu economizar no preço? Neste artigo damos algumas dicas sobre como economizar água. Veja o que você pode fazer para economizar nas contas de água no fim do mês, seja para viver um estilo de vida mais sustentável, ou então para economizar no sentido financeiro.

1. Gaste menos durante o banho

Como-economizar-na-conta-de-água

Nós concordamos que um banho longo pode ser relaxante e que, depois de longos dias de trabalho (principalmente durante o verão), eles são tudo o que desejamos para nos refrescarmos. Parece que limpar a camada de pele morta e de sujeita adquirida durante o dia traz renovação.

Apesar de isso ser muito bom, é preciso estar atento para não gastar mais água do que o previsto! Você sabia que cada banho gasta em média 180 litros de água?! E é um desperdício que sequer percebemos.

Aquela antiga regra de que um banho deve demorar até três minutos ainda é válida, e precisa ser posta em prática se você quiser economizar.

Mas é claro que existem exceções relacionadas ao tempo de banho, e que o objetivo não é limitar seu tempo no banheiro. Alguns cremes depilatórios, de hidratação e até mesmo alguns remédios exigem que você aguarde alguns minutos para surtir efeito antes do enxague. Nesse caso, o ideal é desligar o chuveiro durante o tempo em que irá aguardar.

Continue lendo para ver outras dicas importantes sobre como economizar água.

2. Feche a torneira sempre que possível

Seja para lavar louça, lavar roupas ou até mesmo para escovar os dentes e lavar as mãos, o melhor é manter a torneira fechada enquanto ensaboa. É verdade que deixar aberta enquanto ensaboa pode representar economia de tempo, mas “perder” alguns segundos fazendo o certo realmente afetarão tanto sua vida?!

Assim sendo, uma boa dica para não desperdiçar água ao menos enquanto escova os dentes é encher um copo com água e usar apenas a água contida ali para a higienização bucal. Mantenha a torneira fechada enquanto isso, e você irá perceber que não precisa de muito além de, no máximo, 400 ml para cada escovação.

Outra dica importante é deixar as louças e panela de molho antes da lavagem, assim você gastará menos tempo lavando e, consequentemente, gastará menos água. Como resultado, você irá economizar água e terá menos gastos no fim do mês.

3. Tenha cuidado com os vazamentos, eles podem representar grande desperdício de água

Seja em um cano furado, uma descarga quebrada, uma pia defeituosa ou então sob qualquer outra forma, os vazamentos representam grande parte do desperdício de água nas residências brasileiras. Certamente, um pequeno furo pode causar, em um ano, desperdício de mais de 96 mil litros de água potável. Você consegue imaginar o peso disso para o seu bolso? Ou para a natureza?

Sempre verificar o estado dos seus canos, assim como sempre fazer a manutenção da sua descarga, das suas pias ou de qualquer outra forma de contato com a água certamente são excelentes formas de evitar vazamentos, diminuir assim sua conta e contribuindo para poupar a natureza.

Fazer a manutenção dos canos também é importante porque muitas das casas brasileiras foram construídas acima de lençóis freáticos (fontes subterrâneas e naturais de água potável), então qualquer vazamento em um cano de esgoto pode ser responsável pela contaminação de uma grande reserva de água.

Preservar a natureza é importante, principalmente quando o assunto é um recurso importante, que está se tornando cada vez mais escasso.

Embora essa dica seja muito importante, poucas pessoas fazem uma revisão no estado dos canos, mas agora você já sabe que essa é uma excelente dicas que você irá utilizar quando alguém lhe perguntar como economizar água.

4. Substitua as mangueiras de água pelos baldes e panos para lavar calçadas ou carros

Lavarmos nossos carros e calçadas com mangueiras de água é comum, mas pode representar grande desperdício. A cada quinze minutos aberta, a mangueira de água consome 180 litros de água, que podem pesar na sua conta ao fim do mês.

Por isso, a dica para manter seu carro brilhando é substituir a mangueira de água por baldes e panos. Dessa forma você também poderá fazer uma limpeza mais focada em cada área, deixando seu carro realmente limpo. Você também perceberá que não precisa gastar tantos litros de água para fazer uma limpeza simples.

Sobre a limpeza das calçadas, a dica é substituir as mangueiras de limpeza por vassouras e realizar a lavagem apenas quando for realmente preciso (por exemplo: quando algum animal defecar ou urinar ali, ou quando alguém vomitar, o que raramente acontece). Afinal, não importa o quanto você a limpe, sua calçada sempre será suja por conta da poluição, dos sapatos dos pedestres que andam por ali e de muitos outros fatores.

5. Se você tem uma piscina, é bom cuidar para que seu lazer não se torne um desperdício

economizar água piscina

Piscinas são muito prazerosas, principalmente durante o verão, quando as altas temperaturas tornam quase impossível ficar longe da água. Apesar disso, você já deve imaginar que elas podem se tornar um grande gasto, graças à grande quantidade de água de que precisam. Uma única piscina pode gastar em um mês o equivalente ao que quatro pessoas gastam em um ano.

Para economizar água mesmo tendo uma piscina em casa, você precisará evitar fazer muitas limpezas. Isso significa cobri-la sempre que for possível, afim de evitar que folhas e outras sujeiras caiam na água e também para evitar a evaporação, garantindo assim que você não precisará repor a água por mais tempo.

6. Cuide bem da sua caixa d’água para economizar água para ter mais qualidade

A caixa d’água é o lugar para onde a água vai para ser armazenada para uso. Normalmente elas tem capacidade de três mil litros, mas existem diversos tamanhos para atender desde pequenas casas até grandes edifícios. Se você esteve presente na construção da sua casa, já deve saber de tudo isso.

Sua caixa d’água deve ser limpa regularmente, porque as impurezas que vem junto com a água e aquelas que vem do meio externo podem fazer um verdadeiro lamaçal. Limpar a caixa d’água regularmente pode dar mais qualidade à água que é utilizada na sua casa, além de fazer os filtros (para quem utiliza filtros ligados à água da casa e não de galões) durarem mais tempo.

Além disso, deixar sua caixa d’água coberta é uma ótima ideia para impedir a evaporação da água e assim fazer com que dure mais. Evitar que ela transborde também é uma ótima forma de evitar os gastos vindos daquela água que você não utilizou.

7. Lavar as suas roupas sujas não precisa ser sinônimo de desperdício de água.

Inegavelmente, todos gostam de vestir roupas cheirosas e limpas, afinal elas trazem frescor e nos fazem sentir mais descansados, não é? Justamente por trazer uma sensação tão boa, sua máquina de lavar não pode ser sua inimiga! No entanto, o que muitas pessoas não percebem é que no simples ato da lavagem, podem estar gastando muito mais água do que planejam!

Não, a culpa não é de um aparelho de má qualidade. Embora em muitos casos isso esteja associado ao gasto excessivo de energia (que você pode aprender a economizar lendo outro texto a respeito aqui no site!), se seu aparelho não está quebrado ou tem qualquer defeito, a culpa do gasto de água é sua.

E já que falamos em aparelhos quebrados ou defeituosos, conserte o seu o mais rápido que puder se esse for o caso. Assim, você evita que sua máquina de lavar gaste mais água do que deve em cada lavagem, além de ajudar um pouco o planeta e sobretudo o seu próprio bolso.

Certamente o principal motivo de sua máquina de lavar ser uma das fontes de maior consumo de água na sua casa é que você lava roupas constantemente sem a necessidade! Eu sei, ninguém gosta de sujeira, mas a melhor opção para economizar água é esperar que tenha acúmulo suficiente de roupas para encher a máquina. Assim, você a ligará menos vezes e, consequentemente, gastará menos água ao aproveitar toda a sua capacidade.

Por isso também é preciso comprar um aparelho de tamanho compatível com a sua família.

Assim sendo, se você mora sozinho ou apenas com seu cônjuge, comprar uma máquina grande pode representar um grande gasto desnecessário.

8. Você também pode fazer reuso em sua casa para economizar água!

Reutilizar água pode parecer um tanto quanto nojento à primeira vista: afinal você não usaria água do seu banho para lavar a louça. Não é mesmo? No entanto, apesar do que parece, não se trata disso. Existem sistemas de reutilização de água que podem ser úteis, embora tenham alto custo (em média R$ 10 mil para casas de até 200m², que podem ser parcelados em até quatro anos).

Esses sistemas redirecionam a água dos seus banhos para fins que não precisem exatamente de limpeza, como por exemplo para as descargas.

Além disso, você também pode pagar por sistemas de reuso que, na verdade, redirecionam água armazenada da chuva para seu chuveiro, suas descargas e até mesmo para as suas pias. Certamente, essa é uma forma de ajudar a não desperdiçar a água potável que temos no mundo e, ao mesmo tempo, de fazer com que sua conta diminua ainda mais.

Quais são as principais razões para você começar a economizar água?

Como-economizar-água

Desde cedo aprendemos que economizar água é algo extremamente importante não só para viver uma vida mais sustentável, como também para o planeta.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) o a atividade Agropecuária é a maior consumidora de água no mundo, com 70% a 72% dos gastos de água provindo desta atividade.

Precisamos de água para viver e para a nossa alimentação, assim como qualquer outro ser vivo. Afinal Nosso corpo é composto de aproximadamente 70% de água e sem ela, ficamos desidratados, o que impede boa parte dos processos químicos que ocorrem no nosso corpo, levando ao seu mal funcionamento.

No nosso planeta, 71% da sua superfície é coberta por água no estado líquido, sendo assim, porque a gente deve se preocupar em relação a como economizar água?

O problema na realidade é que do total de água no mundo apenas 2,6% é de água doce, e desse total, 1,8% está em estado sólido, 0,96% em águas subterrâneas e o restante está disponível nos lagos e rios.

Tenho certeza de que agora você está começando a se dar conta da importância de saber como economizar água para o mundo.

Por outro lado, também há a conta de água, que apenas aumenta conforme a utilizamos para tudo. Você já percebeu o quanto ela está presente no seu dia a dia?! Então, já que deixar de usá-la é inevitável, você pode ao menos descobrir como economizar água para abaixar sua conta e, consequentemente, seus gastos.  

Algumas dicas de como economizar água que farão a diferença em seu cotidiano:

Para o conhecido filósofo Tales de Mileto, a origem de tudo era a água, e ele não estava errado. Afinal, se pararmos para pensar, as plantas precisam de água para darem frutos, os animais de água para sobreviverem, cada peça produzida na indústria precisa de água para ser feita, tal como cada uma das receitas que fazemos. O próprio corpo humano depende desse líquido incolor, inodoro e insipido.

Também usamos a água para higienização do nosso corpo, dos nossos objetos, das nossas casas e para encher piscinas (sejam elas desmontáveis ou construídas). Sendo assim, se você já tentou passar todo o dia sem água, deve imaginar que é praticamente impossível.

Mas, principalmente em épocas de secas aqui no Brasil, somos obrigados a sobrevivermos apenas com a escassez restante. Além disso, em algumas ocasiões, é preciso sobreviver até uma semana apenas com a água que sobra na caixa d’água. Ao passo que percebemos o quanto somos dependentes e o quanto precisamos aprender como economizar água.

De fato, é preciso reconhecer a importância de economizar água tanto para o planeta, quanto para sua conta. Sendo assim, o Nômade Virtual trouxe algumas das melhores dicas de como economizar água para você! Saiba quais são:

Agora que você conhece a importância de economizar água e como fazer isso:

Saber a importância de economizar água, tanto para a sua conta quanto para o mundo, te torna ainda mais responsável por suas ações a partir de agora! Lembre-se de colocar as dicas em prática e de mostrar esse texto aos seus amigos e conhecidos para que eles aprendam também a ajudar um pouquinho do planeta.

Aos poucos, conforme a informação se espalhar, poderemos ter não apenas uma casa, como também um mundo mais econômico e principalmente, sustentável. Se você gostou dessas dicas para economizar água, existem também outras dicas no blog sobre como economizar energia e ao mesmo tempo economizar dinheiro.

Além disso, seguindo essas dicas você também poderá fazer a água durar mais quando chegarem os momentos das secas e da falta de distribuição. Mantendo assim seu estilo de vida por mais tempo antes de realmente ser afetado pela falta de água.

Você achou as dicas de como economizar água úteis? Então leia outras dicas importantes sobre economia, finanças, freelancers e empregos aqui no Nômade Virtual!

Fontes do artigo:

PENA, Rodolfo F. Alves. “Atividades que mais consomem água”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/atividades-que-mais-consomem-agua.htm. Acesso em 31 de janeiro de 2020.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário ou dúvida abaixo

Deixe uma resposta

Siga-nos no Facebook

Cadastre-se no Nômade Virtual para receber e-books e novidades gratuitamente

Anúncios