Currículo de jovem aprendiz: como fazer em 5 passos

Currículo de Jovem Aprendiz

Conteúdo da Postagem

Quando alguém está procurando um emprego para ganhar experiência e surge uma vaga, é necessário fazer um currículo de jovem aprendiz. Quem é novo no mercado de trabalho sempre tem várias dúvidas sobre como proceder nesse sentido.

Por isso resolvemos trazer um artigo com sete passos para que você consiga fazer um currículo de jovem aprendiz. Explicaremos de que maneira proceder e evitar erros básicos, como o de permitir que erros gramaticais passem, por exemplo. Além disso, daremos algumas dicas para que você consiga melhorar ainda mais a sua visibilidade na pilha de currículos.

Por que fazer um currículo de jovem aprendiz?

O Programa Jovem Aprendiz foi criado pelo Governo Federal. Ele diz que empresas de médio e grande porte podem contratar jovens aprendizes. A ideia do projeto geral é garantir que jovens tenham experiência profissional de modo teórico e prático antes dos dezoito anos. Portanto, isso facilitaria o ingresso dos jovens nos mercados de trabalho futuramente.

Os jovens que têm intuito de participar do jovem aprendiz precisam montar um currículo, ter idade entre 14 e 24 anos e estarem matriculados/terem finalizado o ensino médio. Estudantes da escola pública têm preferência. Durante o processo seletivo, critérios como desempenho escolar e frequência nas aulas oferece um grande diferencial ao jovem aprendiz candidato.

Uma grande dúvida que surge no momento de participar do processo seletivo é: como fazer um currículo de jovem aprendiz? O intuito deste artigo é esclarecer um pouco do processo de criação do currículo e como ele pode ser importante para o primeiro ingresso profissional em uma empresa.

Veja também:

Dicas para fazer currículo de jovem aprendiz

É muito difícil ver pessoas que nunca fizeram currículos se sairem bem na sua primeira produção. Fazer um currículo de jovem aprendiz não é nada fácil, mas também não é impossível. Nesse sentido, destacar-se na candidatura do primeiro emprego torna-se uma tarefa menos complexa com um bom currículo. Por isso daremos dicas e explicaremos quais os pilares fundamentais de um bom currículo para o primeiro emprego.

1. Erros gramaticais que precisam ser evitados

O primeiro e principal erro cometido por jovens aprendizes é o de português. As empresas podem ler vários currículos em um dia, mas currículos que não estão bem escritos podem ser destacados de cara. Caso seja possível, um profissional de Letras ou até mesmo um dicionário pode auxiliar você na hora de montar o seu currículo de jovem aprendiz. Escrever corretamente é essencial para qualquer vaga que o currículo será submetido.

2. Mostre sua escolaridade

Para que um currículo seja bem visto pelo empregador, é importante expor qual a escolaridade de quem busca o emprego. Algumas vagas requerem que o candidato tenha pelo menos o ensino médio completo. Por isso, parte das empresas descartam alguns currículos olhando somente para esta seção.

É importante deixar claro qual a escolaridade no seu currículo de jovem aprendiz. Não somente o grau já completo com o nome da instituição de ensino, mas também com as datas. Caso haja algum curso em andamento, é interessante acrescentar o ano que está sendo cursado e qual a duração do curso, bem como a previsão da graduação.

3. Palestras, cursos e certificados

Em um currículo de jovem aprendiz, cada detalhe conta. Isso significa que, apesar de muitas informações serem interessantes, algumas vagas não necessariamente são preenchidas por aqueles que foram em muitas palestras, por exemplo. Assim, preencher o currículo com cursos complementares que foram feitos por você é importante. Cada detalhe conta. Cursos online também podem ser colocados como auxiliares na sua vida profissional. Isso denota proatividade do candidato e conta pontos na avaliação do empregador.

Todavia, pense bem nas informações que serão colocadas sobre esses cursos. A vaga a qual o currículo está sendo submetido pode ser menos técnica, ou seja, alguns cursos podem não contribuir para a seleção dessa vaga. A impressão que fica é que o candidato utilizou da seção de cursos complementares para enrolar com informações. Ficar atento ao que está sendo preenchido no texto é uma atitude importante nesse caso.

Palestras também podem ser descritas no currículo. Um pequeno resumo e quais conclusões foram retiradas dela podem ser parágrafos interessantes dentro de um currículo de jovem aprendiz.

4. Atividades extracurriculares

Atividades como participar de grupos voluntários, criação de empresas juniores, ações sociais que foram realizadas em instituições de ensino ou sociais podem contar bastante no currículo de jovem aprendiz. O importante é notar como as atividades mostram a proatividade do candidato quando são suas descrições são lidas pelo empregador. Buscar soluções e inovações também conta como uma atitude empreendedora que também contribui.

5. Busque complementos para o seu currículo de jovem aprendiz

Caso todas as informações que você buscou não são suficientes para montar um bom currículo, não há outra solução: envolva-se em projetos voluntários, cursos complementares online gratuitos ou projetos que podem contar para seu currículo. O currículo de jovem aprendiz não precisa ser repleto de informações, mas somente de informações valiosas aos empregadores. Nesse sentido, a qualidade conta muito mais que a quantidade. Sendo assim, algumas vagas podem aceitar pessoas com pequenos currículos, mas de qualidade.

Em resumo, esses cinco passos dão dicas e norteiam a criação de um currículo de jovem aprendiz. Quanto maior a qualidade do currículo, melhor será a visão do empregador sobre o seu perfil. Lembre-se que é importante adequar seu currículo à vaga a qual você está se candidatando. Por fim, destacamos que fazer um currículo de jovem aprendiz não é tão difícil e conseguir o primeiro emprego é cada dia mais fácil.

Leia um pouco mais sobre programas voltados para jovens aprendizes.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário ou dúvida abaixo

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Cadastre-se no Nômade Virtual para receber e-books e novidades gratuitamente

Anúncios