Currículos criativos para você se inspirar e se destacar!

Conteúdo da Postagem

Ao examinar um currículo, uma das primeiras características que os examinadores observam é seu aspecto visual, ou seja, seu design.

Um currículo criativo e com um design diferenciado se destacará em meio aos demais, chamando a atenção de seu potencial empregador e aumentando suas chances de ser contratado – isso vale especialmente para vagas mais “descoladas”.

É por esse motivo que lhe ensinaremos aqui a como fazer um currículo criativo e disponibilizaremos modelos de currículos criativos para você se inspirar e impressionar os entrevistadores!

Currículos criativos podem ser utilizados a seu favor
A criatividade pode lhe beneficiar!

Currículo tradicional x criativo: qual é o melhor?

É importante frisar que currículos criativos podem ser vantajosos em várias situações, mas não é sempre que você deve lançar mão deles!

A regra é clara: vagas de trabalho em empresas tradicionais normalmente requerem currículos tradicionais, sem muitos adornos. Assim, documentos muito “diferentes” podem ser mal vistos.

Sendo assim, antes de fazer um currículo com um design diferenciado, analise o perfil da empresa para a qual você quer trabalhar. Portanto, descubra se ela tem um perfil mais sério ou é mais descolada?. Além disso, o pessoal que trabalha nela é jovem e tem a cabeça aberta?

Normalmente, empresas que encaram currículos criativos com bons olhos são aquelas ligadas a áreas de comunicação e tecnologia. Por exemplo: cargos de web design, marketing, ilustração, programação… Se for o caso, ponha sua criatividade para trabalhar e comece a elaborar o seu currículo!

A grande questão: como elaborar currículos criativos?

Apesar de contarem com o diferencial do design, currículos criativos também precisam conter todos os elementos que um currículo tradicional têm. São eles:

  • Dados pessoais: suas informações básicas como nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone e e-mail;
  • Objetivos profissionais: onde você pretende atuar e o que quer desenvolver dentro da empresa;
  • Formação acadêmica: insira sua escolaridade, contendo o nome da instituição, curso e ano de término, além de outros cursos que você já realizou;
  • Qualificações: comente sobre suas principais habilidades na área em que você atua;
  • Idiomas e demais informações relevantes: informe a sua proficiência nos idiomas que você conhece, além de outras informações que possam ser relevantes para o cargo.

Ao contrário de um currículo tradicional, essas informações não precisam necessariamente estar na ordem em que foram apresentadas.

Apenas faça com que elas sejam facilmente compreensíveis e possuam uma sequência lógica! Afinal, a última coisa que queremos é deixar o examinador confuso.

Exemplo de currículo criativo
Currículos criativos devem ser bem organizados

Outro ponto que você deve ter cuidado é evitar modelos de currículos criativos exagerados demais.

Você deve utilizar modelos modernos, mas prestando atenção para que as cores, formatos e fontes escolhidos não chamem mais atenção do que o conteúdo do currículo em si.

Por último, evite a todo custo fazer um currículo em vídeo ou no formato de imagem. Isso porque muitas empresas armazenam currículos de uma forma que a busca de informações é feita por meio de palavras-chave.

Vídeos e imagens poderiam ficar de fora dessa busca, portanto, prefira elaborar o documento no formato Word ou PDF.

Quando usar um modelo de currículo criativo

Os tempos em que você tem que usar um currículo criativo são menores do que quando você precisa de um currículo formal. No entanto, é uma boa ideia escrever um currículo que reflita seu ambiente de trabalho ideal e oportunidades de carreira desejadas.

Se o seu trabalho ideal é na indústria criativa, então você pode querer que seu currículo reflita esse desejo também.

Rick Mundon, designer de currículos profissionais, disse ao Business Insider:

“Em uma empresa criativa, ter um currículo criativo é praticamente a norma”. Você pode usá-lo quando se candidatar a uma empresa verdadeiramente inovadora, como o Google, ou se seu futuro empregador valoriza a criatividade.

Esse tipo de currículo permite mostrar seus talentos criativos e habilidades no próprio currículo.

Se você está se candidatando a uma posição de marketing, por exemplo, um currículo criativo demonstra sua capacidade de vender, neste caso você mesmo.

Se você quer se tornar um designer gráfico, você pode mostrar suas habilidades gráficas.

Certamente, mesmo nos campos criativos, algumas empresas valorizam mais um currículo tradicional. Portanto, é uma boa ideia ter um currículo criativo e um currículo padrão.

Aqui estão algumas das áreas onde um currículo criativo pode ser a escolha certa:

  • Publicidade/vendas
  • Marketing/comunicações
  • Gráficos/gráficos para sites
  • Artes visuais
  • Atuação/teatro
  • Moda
  • Tecnologia
  • Startups/novas empresas inovadoras

Modelos de currículos criativos

Conforme prometido, aqui estão alguns modelos de currículos criativos para você se inspirar e utilizar conforme suas preferências.

Currículo gráfico ou infográfico

currículo gráfico é o primeiro passo da criatividade: cores, imagens, decorações, formas. Ele pode assumir diferentes tons de originalidade: do delicado e simples que enquadra um esquema clássico, a um infográfico real que diz à pessoa em 360 graus.

Para começar a escrever seu currículo criativo com o Word basta clicar em Novo e selecionar o modelo mais próximo do seu gosto (muitos mais estão disponíveis com pesquisa online) como colocamos o link abaixo.

O programa dá a oportunidade de mudar as cores, as dimensões, a posição dos blocos, etc.

Simples, mas moderno

Ter um currículo moderno significa ter um formato que pode fazer a diferença.

Para realizar com maestria este documento, não basta abrir um arquivo no Word e improvisar. Um bom ponto de partida parte do ponto de vista estético e até a escolha do conteúdo.

Baixe no link: Infographic vector created by freepik – www.freepik.com

Monocromático e com tema urbano

Esse é um currículos monocromático, mas em diferentes tonalidades, ao qual você tem um toque dinâmico. Um ótimo formato para um currículo de uma página.

Currículos criativos e monocromáticos
Baixe no link: Brochure vector created by eightonesix – www.freepik.com

Diferente e com vários gráficos

Esse currículo criativo pode conter símbolos ou gráficos relacionados à sua indústria. Você pode usar um ícone diferente para cada seção, ou ter um único gráfico, relacionado à sua indústria, que aparece proeminentemente em seu currículo.

Não importa quais gráficos você escolha, certifique-se de que é de alta qualidade e se encaixa no conteúdo do seu currículo.

Baixe no link: Business vector created by freepik – www.freepik.com

Currículos criativos também podem ser simples

Tons de cinza claro e escuro são o fundo de cada seção deste modelo. Ícones sombreados fazem suas habilidades se destacarem. Este é o modelo mais adequado para analistas, programadores e funcionários do escritório.

Baixe no link: Infographic vector created by m.salama – www.freepik.com

Design com vetores

Se você quer se tornar um designer gráfico, você pode mostrar suas habilidades no próprio curriculum.

Currículo com design diferente
Baixe no link: Business vector created by freepik – www.freepik.com

Bem elaborado e chamativo

Currículos criativos foram criados para parecer qualquer coisa, desde um pôster de filme até o cardápio de um restaurante.

Mesmo que você não queira copiar a arte exclusiva de outro candidato, você pode usar modelos como estes como inspiração.

Currículo criativo bem elaborado
Baixe no link: Business vector created by freepik – www.freepik.com

Colorido e criativo

De acordo com estudos, os seletores são muito tendenciosos em relação às folhas coloridas. Você pode estar tentado a usar um currículo colorido para se destacar da multidão, mas aparentemente você está errado! Portanto essa não deve ser uma boa escolha!

Currículos criativos e coloridos
Baixe no link: Business vector created by freepik – www.freepik.com

Simples e minimalista

Se a empresa que você está tentando uma vaga tem um esquema de cores corporativa (verifique seu logotipo, site ou escritórios para obter ideias), você também pode usá-lo em seu currículo. Esta é uma ótima maneira de apontar, discretamente, que você vai se encaixar bem em seu ambiente de trabalho.

Currículos criativos e minimalistas
Baixe no link: https://www.behance.net/gallery/28111401/Laconique-Resume-Template

Um dos currículos mais criativos da lista

Além dos currículos tradicionais baseados em texto, existem outras soluções inovadoras para apresentá-lo que podem ajudá-lo a fazer uma marca indelével na memória de um potencial empregador. Esse modelo é marcante, visto que ele detalhe as datas de cada marco da vida do profissional.

Currículo criativo com design diferenciado
Em formato de infográficos

E então, o que achou da nossa seleção de currículos criativos? Já utilizou algum deles? Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários!

Veja também:

Deixe o seu comentário

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Cadastre-se no Nômade Virtual para receber e-books e novidades gratuitamente

Anúncios