Digitador Home office – Dicas para você começar como digitador

digitador home office

Conteúdo da Postagem

Como digitador home office você pode trabalhar para grandes empresas e órgãos públicos e conseguir uma renda extra para melhorar a qualidade de vida da sua família. 

A internet, sem dúvidas, mudou a forma de muitas pessoas trabalharem. Se antes todos éramos restritos às oportunidades de emprego de uma região específica, hoje é possível trabalhar para diversas empresas de todo o mundo.

Além disso, muitas carreiras permitem conciliar um emprego fixo com trabalhos extras para complementar a renda e alcançar um sonho ou melhorar a qualidade de vida. 

É o caso da profissão de digitador, que pode ser desenvolvida como home office. 

Como digitador home office você pode trabalhar para grandes empresas e órgãos públicos e conseguir uma renda extra para melhorar a qualidade de vida da sua família. 

O que é um digitador home office?

Digitador é o profissional que presta serviços de digitação de documentos como textos, tabelas, memorandos, planilhas, e-mails, entre muitos outros. Além de digitar, esse profissional também é responsável pela formatação e diagramação do documento. 

Muitas empresas e órgãos públicos, que movimentam centenas de documentos diariamente, contratam profissionais de digitação para cumprir toda a demanda existente. 

Hoje, com a facilidade da contratação online, essa profissão pode ser desenvolvida no modelo home office, ou seja, com o profissional trabalhando de casa, o que amplia as chances de conseguir bons contratos. 

O que faz um digitador home office?

Na rotina de trabalho, o digitador home office desempenha as seguintes funções:

  • Examina e prepara o serviço de digitação;
  • Digita tabelas, dados, notas, laudos e textos;
  • Transcreve informações;
  • Redige e envia e-mails e planilhas;
  • Revisa e corrige erros;
  • Elabora documentos conforme as normas da ABNT;
  • Faz o controle de arquivos;

Quais são as habilidades ideais para um digitador home office?

Embora não seja exigida escolaridade mínima, o digitador home office deve ter habilidade e agilidade com o teclado.

Outras características importantes são:

  • Ter boa memória;
  • Ser detalhista;
  • Ter facilidade em seguir instruções;
  • Ser organizado;

Mercado de trabalho para digitador home office

Com a queda no número de contratações por carteira assinada para o cargo de digitador, o profissional freelancer tem percebido um aumento de oportunidades. 

Muitas empresas passaram a notar que essa é uma atividade que pode ser desenvolvida fora do escritório, e assim as organizações evitam os custos trabalhistas de manter um empregado com carteira assinada. 

Por outro lado, o profissional ganha com a possibilidade de fechar parcerias com diversas empresas, negociando os valores condizentes com o nível de dificuldade do trabalho. 

O digitador home office encontra boas oportunidades em departamentos comerciais, laboratórios médicos, hospitais, repartições públicas e também entre os influenciadores digitais e info-produtores. 

Aliás, essa é a principal razão do aumento de demanda. Muitos influenciadores e produtores de cursos digitais contratam digitadores home office para transcrever seus vídeos com o propósito de adicionar legendas de transformá-los em material didático. 

Como começar a ser digitador home office?

Se você já tem prática com digitação, se considera ágil e organizado, pode começar a se candidatar para projetos como digitador home office. 

O ideal é buscar seus primeiros trabalhos em plataformas de trabalho freelancer.

Nelas você encontrará diversas pessoas e empresas que estão em busca de profissionais qualificados para realizar o serviço de digitação e, principalmente, de transcrição de vídeos, que tem alta demanda.

Pesquise sobre as principais plataformas e analise qual é a mais vantajosa para você iniciar. 

Na maioria dos casos, você terá acesso aos projetos publicados pelos clientes e poderá negociar valores e condições. 

As desvantagens das plataformas são a alta concorrência e as taxas cobradas. Mas, sem dúvidas, elas abrem portas importantes, colocando você em contato com clientes do mundo todo. 

Com o tempo e a experiência que esses trabalhos oferecem, você poderá criar uma carteira de clientes e trabalhar diretamente com eles, melhorando o seu faturamento. 

Onde conseguir os primeiros trabalhos? 

Existem muitas plataformas em que você pode começar, e já citamos diversas delas por aqui, como por exemplo a Workana, 99Freelas, Upwork, e Freelancer.com.

O LinkedIn é outra boa opção para conseguir trabalhos de digitação. 

Muitas empresas oferecem vagas por essa rede social e vale a pena ficar atento e manter o perfil atualizado, já que os recrutadores costumam entrar em contato com profissionais que se encaixam para a vaga. 

Algumas dicas importantes são:

  • Evite cobrar valores muito altos logo no início. Você precisa ganhar experiência e, principalmente, boas qualificações para alcançar os melhores clientes, então comece praticando valores mais baixos, ganhe contratos e aumente o valor com o tempo.
  • Acorde cedo para aproveitar os primeiros contratos. A maioria das empresas publica projetos logo pela manhã e tem a intenção de fechar com o profissional o mais rápido possível, então, acorde cedo e esteja disponível para negociar. 
  • Capriche na proposta e tente conquistar o cliente. Crie uma proposta personalizada para cada projeto e seja sincero, tire todas as dúvidas e garanta que poderá fazer o trabalho no prazo. Sempre que possível, ofereça algo a mais que o cliente nem estava imaginando. 
  • Sempre revise o material antes de enviar para o cliente. Erros podem acontecer, por isso sempre revise e utilize uma ferramenta de correção para garantir que o trabalho está sem erros e tem qualidade.
  • Nunca atrase prazos de entrega. O cliente conta com o trabalho no dia combinado e atrasar pode prejudicar o projeto dele. Se acontecer algum imprevisto, sempre avise com antecedência o cliente para que ele decida o que fazer e como resolver a situação.   

Quanto ganha um digitador home office?

Como sempre, isso depende. Se você for contratado por uma empresa com carteira assinada, o salário médio do cargo de 40 horas semanais é de R$ 1375,00, de acordo com o site Salário.com

Entretanto, se você trabalhar como freelancer suas chances de aumentar esse valor são bem grandes. 

Tudo depende do seu tempo disponível para o trabalho e dos clientes que você conseguir. A verdade é que você pode construir a sua renda mensal de acordo com a quantidade de trabalho e o preço que você determinar para o seu trabalho, embora haja a limitação do preço do mercado.

Uma saída para muitos digitadores é a criação de uma empresa de digitação, se especializando na área e trabalhando com vários digitadores home office. Você pode abrir um MEI e trabalhar com digitadores parceiros, sem vínculo empregatício.

Dessa forma você pode ganhar uma comissão por cada trabalho realizado, aumentando o seu faturamento. 

Como precificar o trabalho de digitação? 

Assim como qualquer outro trabalho freelancer, o digitador home office iniciante também costuma sentir dificuldade em precificar o seu trabalho. 

E, da mesma forma que o redator freelancer e o tradutor freelancer, o ideal é estabelecer o preço dos serviços com base na hora trabalhada. 

Para isso, você deve calcular seus custos mensais e dividir pelas horas de trabalho. Se você tem um emprego fixo e quer ser digitador home office apenas nas horas vagas, subtraia o seu salário desse cálculo para chegar ao valor que precisa ganhar apenas com o trabalho de digitação. 

Em seguida você precisará descobrir a sua capacidade produtiva por hora, ou seja, o quanto você consegue digitar dentro desse período. 

Quanto mais produtivo você for, mais rápido conseguirá terminar o trabalho e mais projetos conseguirá realizar em um mesmo dia, aumentando seus ganhos. 

Depois de chegar a esse valor, faça uma pesquisa de mercado para descobrir o valor cobrado por outros digitadores pelo serviço e veja se o seu cálculo está na média. 

Para facilitar, depois de fazer todos esses cálculos, você pode montar uma tabela com o valor cobrado por número de palavras. 

Um valor razoável de digitação seria chegar próximo dos 5 a 8 centavos por palavra. Mas, é claro, dependendo do seu nível de habilidade e da concorrência, você pode ter que praticar um valor abaixo desses no início.  

Outros fatores também precisam ser levados em consideração:

  • Quanto o seu cliente está disposto a pagar;
  • Quanto serviço o cliente tem para você;
  • Em qual moeda você vai receber;

Sim, se você tiver conhecimentos em outros idiomas, pode se candidatar como digitador home office para trabalhos de outros países. E, no caso do cliente ter uma grande demanda de trabalho, você pode combinar um pacote, com valor mais atrativo. 

É preciso ter um CNPJ?

Depende. Se você trabalhar exclusivamente em plataformas de trabalhos freelancers, como as que já foram citadas aqui, não é necessário ter um CNPJ já que elas, em geral, trabalham com cadastros de pessoa física e ficam responsáveis por toda a parte burocrática.  

Mas, essas plataformas também limitam um pouco os seus ganhos, muitas vezes cobrando uma grande parte do valor como comissão. 

Então, se você quiser trabalhar diretamente com empresas, fazendo todo o trabalho de prospecção e negociação, é importante ter um CNPJ. 

Mas não precisa ser nada complicado. Você pode abrir um MEI, usando o CNAE 8219-9/99, que é o de digitador ou diagramador. 

A abertura é bastante simplificada e rápida. No mesmo dia você já terá o seu número de CNPJ e terá apenas que regularizá-lo para prestação de serviços na prefeitura da sua cidade. 

Cuidados com os golpes

Infelizmente o ambiente da internet também exige cuidado. Pessoas mal intencionadas também tentam lucrar às custas de pessoas ingênuas no mundo virtual. 

Hoje um dos golpes mais frequentes é a oferta de trabalho de digitação em que a pessoa pode ganhar muito dinheiro por dia apenas digitando e preenchendo formulários online.

Os anúncios falam de casos em que a pessoa pode ganhar cerca de R$ 1000,00 por dia apenas digitando. Certamente você deve estar pensando que é bom demais para ser verdade… E realmente é! 

Embora a carreira possa ser bastante lucrativa, eu desconheço a possibilidade de ganhar mil reais em apenas um dia de trabalho de digitação.  

Pense comigo… Se você trabalhasse 12 horas direto por dia, sem parar nem para comer, tomar banho, ou se divertir, ganharia mais de R$ 83,00 por hora. 

Isso significa ganhar cerca de 22 mil reais por mês apenas com digitação. Acho que, mesmo uma pessoa leiga sobre a profissão consegue perceber que é um exagero. 

Então, a grande sacada para não cair em golpes da internet como esse é sempre desconfiar de oportunidades boas demais. 

Se você tiver dúvidas, pesquise, procure saber qual empresa está por trás de tal oferta, verifique outras pessoas que já aceitaram, busque em sites de reclamação e redes sociais. 

Não estou dizendo que todas as ofertas são golpe, mas aquelas que parecem boas demais para ser verdade, provavelmente são. 

Como divulgar o trabalho de digitador home office?

Para quem trabalha online, ter presença digital é fundamental. 

Se você oferece serviços pela internet, para clientes do mundo todo, precisa demonstrar seu trabalho e conhecimentos também online, de maneira que todos possam conhecer. 

As redes sociais são grandes aliadas em todos os momentos mas, principalmente, para quem está começando na carreira, pois são gratuitas e globais. 

Você pode criar um perfil profissional do Linkedin, Facebook e Instagram e divulgar o seu trabalho. 

Sempre que um novo cliente pedir seu portfólio, você pode encaminhá-lo para esses canais. 

Outra maneira, ainda mais indicada para quem já tem um pouco mais de experiência, é a criação de um site. Nele você pode contar um pouco mais da sua história, oferecer outros trabalhos e manter um portfólio atualizado das marcas com as quais você já trabalhou e os serviços prestados. 

Ter um site gera mais confiança nos clientes, pois transmite a sensação de empresa séria. 

E, por último, mas tão importante quanto as outras formas já citadas, é a prospecção de clientes. 

É importante que você tenha uma apresentação impactante do seu trabalho e que entre em contato com clientes e empresas que possam precisar de digitadores home office. 

Agora que você já sabe tudo sobre a carreira de digitador home office, comece hoje mesmo a colocar em prática essas dicas e a faturar com os serviços de digitação.  

Deixe o seu comentário

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Cadastre-se no Nômade Virtual para receber e-books e novidades gratuitamente

Anúncios