Modelo de currículo para primeiro emprego: confira aqui!

Conteúdo da Postagem

Na busca de um primeiro emprego, muita gente fica confusa na hora de montar um currículo. A pouca experiência dos candidatos torna mais difícil deixá-lo atrativo para potenciais empregadores. O fato é que um currículo bem elaborado eleva muito as chances de você ser chamado para uma vaga de emprego, e é por isso que no presente artigo lhe ensinaremos algumas etapas para montar um bom currículo! Além disso, no final do texto você encontrará um modelo de currículo para primeiro emprego pronto para preencher e imprimir.

Modelo de currículo para primeiro emprego
Um bom currículo aumenta muito suas chances de conseguir um emprego!

Veja Também:

Como montar um modelo de currículo para primeiro emprego

Para montar um currículo, você deve levar em consideração três fatores: veracidade, simplicidade e eficiência.

A veracidade é o que transmitirá confiança para quem está lendo o currículo: coloque nele apenas informações verdadeiras sobre você e sobre suas habilidades. Não minta ou invente qualificações apenas para impressionar o empregador – se você for de fato contratado, alguma hora ele descobrirá a verdade.

O seu currículo também precisa ser simples. Os examinadores muitas vezes têm vários currículos para analisar além do seu, e a última coisa que eles buscam são documentos confusos ou difíceis de ler.

A terceira característica que seu currículo deve ter é eficiência: ele deve apresentar de forma direta e sucinta toda informação que você acha que seja relevante para o examinador. De acordo com Flávia Mentone, coordenadora de recursos humanos do Centro de Apoio ao Trabalhado (CAT), da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo, “o mais importante é ser objetivo e sucinto: a pessoa tem que pensar que através desse documento ela será chamada para uma entrevista”.

A estrutura ideal de um currículo

Um modelo de currículo para seu primeiro emprego deve seguir uma estrutura pré-definida para transmitir todas as informações com clareza. Veja quais são as seções que você deve incluir:

  1. Cabeçalho com dados pessoais: informe seu nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone e e-mail.
  2. Objetivo profissional: em que área você pretende atuar dentro da empresa? O que quer aprender dentro dela?
  3. Formação acadêmica: informe o último nível de escolaridade que você possui (ex.: se tem ensino superior, não é necessário inserir dados sobre o ensino médio), incluindo o nome da instituição, curso e ano de término. Se possuir pós-graduação ou curso técnico, mencione-os.
  4. Qualificações: inclua suas principais habilidades, conhecimentos e experiências prévias, incluindo estágios – desde que tenham relação com a vaga que você pretende alcançar.
  5. Idiomas, informática e demais informações: se você sabe outros idiomas, informe a proficiência que você tem em cada um (básico, intermediário, avançado ou fluente). Se tem conhecimento em informática, insira quais tipos de programa domina. Também acrescente outras informações que achar relevante.
Currículo primeiro emprego
Siga uma estrutura e otimize o potencial de seu currículo

O que NÃO incluir no seu currículo

Um modelo de currículo para primeiro emprego não deve conter as seguintes informações:

  • Foto (apenas se for solicitada)
  • Título do tipo “currículo” ou “curriculum vitae”
  • Pronomes pessoas (substitua “eu já participei em um determinado curso” por uma frase neutra, como “participação em determinado curso”
  • Informações negativas sobre você
  • Pretensão salarial
  • Certificado de cursos realizados
  • Erros ortográficos (pegam muito mal para o examinador, por isso revise antes de enviar!)

Modelo de currículo para primeiro emprego pronto

A seguir, disponibilizamos um modelo de currículo para primeiro emprego pronto para imprimir e preencher. Faça dele um bom uso!

Currículo para primeiro emprego pronto para preencher e imprimir
Confira um modelo pronto de currículo

Agora que você já sabe montar um currículo, corra para fazer o seu e depois conte para a gente nos comentários se ele foi efetivo!

Deixe o seu comentário

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Cadastre-se no Nômade Virtual para receber e-books e novidades gratuitamente

Anúncios