Músicas para trabalhar e aumentar sua produtividade

Músicas para trabalhar e aumentar a produtividade

Vamos combinar: trabalhar ou estudar em completo silêncio é tedioso. Alguns podem até discordar, mas a grande maioria das pessoas se beneficia ao escutar alguma música de seu gosto enquanto faz suas tarefas. Melodias agradáveis ajudam a direcionar sua atenção para uma coisa só, evitando que você se distraia com ruídos externos. Neste artigo discutiremos os benefícios da música para a concentração e produtividade, e também disponibilizaremos uma lista com uma seleção das melhores músicas para trabalhar!

Veja Também:

Como trabalhar no Uber? Aprenda todas as etapas com este passo a passo completo
Já pensou em trabalhar no Canadá? Aprenda como trabalhar no canadá sendo Brasileiro
Que tal começar a ganhar dinheiro escrevendo? Aprenda como neste tutorial

Uma música para trabalhar pode ter muitos impactos positivos
A música pode ser sua aliada no trabalho

A ciência por trás da concentração

No dia a dia, somos bombardeados por uma variedade de estímulos sonoros. Conversas paralelas, toques de celular, canetas caindo no chão. A chamada atenção executiva é o que nos ajuda a focar em uma só coisa, enquanto todo o resto é deixado como “plano de fundo”. Sem ela, nós iríamos à loucura, incapazes de processar tantos estímulos.

A atenção executiva é basicamente o que nos mantém focados. Quando estamos cercados por distrações inesgotáveis, nossa atenção precisa trabalhar constantemente para nos manter concentrados. Isso pode levar à fadiga, que por sua vez pode diminuir consideravelmente nossa produtividade.

E é aí que entra a música. Músicas para trabalhar agem de tal forma a bloquear todos os estímulos externos que estamos recebendo, substituindo-os por um único (a música). Como foi comentado no site Asian Efficiency, “o truque é ocupar nosso cérebro o suficiente para deixá-lo trabalhar, fornecendo-lhe novos estímulos no tempo certo para que não mude a atenção para outra coisa” – a música faz isso com eficiência.

Às vezes, é bom se isolar do mundo à sua volta!

Resumidamente: com auxílio da música, a nossa concentração se mantém por mais tempo e nossa produtividade aumenta. Viu? Só benefícios.

Como escolher músicas para trabalhar

No geral, o tipo de música a ser escolhido fica a seu critério, afinal, cada pessoa tem preferências e gostos diferentes. Entretanto, não é recomendável escolher qualquer música.

De acordo com a prof.ª doutora Masha Godkin, da Northcentral University, é melhor optar por música clássica. Isso porque ela não possui letra, o que poderia causar mais distração ainda. Além do mais, canções com variações bruscas de sonoridade podem tirar a sua concentração muito facilmente, portanto, cuidado com o volume: ele não pode ser muito alto; o ideal é que seja baixinho.

Em outras palavras, uma boa música para trabalhar é aquela que te deixará acordado, mas não o fará ter vontade de dançar com o ritmo (podemos concordar que não é a melhor hora para isso). Mesmo que você adore aquele novo álbum do Ed Sheeran ou da Beyoncé, deixe-o para outro momento!

Outra dica para escolher músicas para trabalhar é, ao invés de pegar uma playlist pronta do Spotify ou Youtube, criar uma só sua. Assim, você consegue montar uma lista de acordo com suas preferências e não precisa apertar o botão “next” toda vez em que não estiver curtindo o som.

Sugestões na hora de escolher uma música

Antes de seguirmos para a lista de músicas que selecionamos para você, confira quais gêneros são os mais recomendados para manter o foco e concentração:

  • Música clássica e instrumental: como já foi dito anteriormente, a música clássica é uma das mais recomendadas para se ouvir durante o trabalho. Pesquisas já demonstraram que ela mantém nosso cérebro em um estado de concentração ideal para aumentar a produtividade.
  • Sons da natureza: apesar de, ao pé da letra, não serem músicas, sons da natureza podem ser muito benéficos para a produtividade. Por serem agradáveis e relaxantes, ajudam a manter o estresse bem longe.
  • Músicas de meditação: todos nós sabemos que meditação é quase sinônimo de concentração. Logo, é natural que sons utilizados para esse fim também podem ser utilizados quando se deseja manter foco no trabalho.
  • Sons binaurais: são tipos de sons que associam duas frequências diferentes, cada uma em um ouvido (é recomendável utilizar fones), fazendo com que o cérebro as junte e produza efeitos terapêuticos. Com eles, é possível alcançar um maior foco e clareza de pensamento. Certamente, são uma forma diferente de música para trabalhar.

Lista de músicas para trabalhar

Promessa é dívida, portanto, confira essa seleção de canções feita por nós e fique à vontade para inclui-las em sua playlist:

1. Sinfonia nº 40 – Mozart

Mozart compôs inúmeras obras-primas que certamente o imortalizaram no mundo da arte. Uma delas é a sinfonia nº 40, que possui um ritmo agradável e vivaz, ideal para te animar em momentos de trabalho intenso.

2. Cello Suite nº 1 – Bach

Bach foi outro compositor que marcou o universo da música clássica. O violoncelo da Cello suite nº 1 produz uma melodia muito agradável, o que a torna uma ótima música para trabalhar.

3. Violin Concerto – Vivaldi

Músicas para trabalhar devem ser alegres o suficiente para te manter acordado e focado – e essa composição de Vivaldi certamente cumpre a tarefa com êxito!

4. Nocturne op. 9 nº 1 – Chopin

Chopin foi um mestre na arte de compor músicas para piano. Esse noturno possui um ritmo mais lento, mas é tão belo que te manterá inspirado para trabalhar por muitas horas.

5. Arabesque nº 1 – Debussy

Esse arabesco de Debussy é outra composição em piano que evoca sensações de relaxamento ideais para manter o foco no trabalho.

6. River Flows in You – Yiruma

Partindo para compositores contemporâneos, Yiruma é um dos seus representantes mais talentosos. River Flows in You traz uma melodia agradável e suave que promete te manter relaxado e produtivo.

7. Arrival of The Birds + Transformation – The Cinematic Orchestra

A melodia tocante dessas duas composições as torna excelentes músicas para trabalhar e trazer muita inspiração à sua mente!

8. Life – Ludovico Einaudi

Ludovico Einaudi é um dos pianistas mais conhecidos da atualidade, e essa composição não deixa a desejar no quesito de encantar os ouvidos de quem estiver ouvindo.

9. Intro – The XX

Com um ritmo cativante, não é à toa que essa música instrumental se tornou tão popular nos últimos anos.

E aí, gostou da nossa seleção? Compartilhe mais sugestões de músicas para trabalhar nos comentários!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário ou dúvida abaixo

Siga-nos no Facebook

Veja Também

Anúncios

Fechar Menu