Redator Freelancer: Como trabalhar como um Escritor Freelancer?

Redator Freelancer

Ganhar dinheiro escrevendo pode ser o sonho de muitos, seja escrevendo um livro, um tutorial, um blog, ou qualquer outra coisa. Os apaixonados pela escrita estão sempre dispostos a escrever novos artigos e sempre interessados em buscar novos temas para abordar. Mas você sabia que você pode começar a ter uma renda fixa trabalhando como um escritor Freelancer? Venha aprender um pouco mais e veja tudo o que você precisa saber sobre como se tornar um bom Redator Freelancer e conseguir o seu primeiro trabalho na área.

Redator Freelancer: Por onde começar?

Existem diversos sites que você pode utilizar para se tornar um redator freelancer e não é tão difícil de se cadastrar neles. Ensinamos aqui, inclusive, como você pode se cadastrar na upwork, e como se cadastrar no Workana, duas plataformas Freelancer excelentes para escritores.

Então a primeira etapa é justamente essa, escolha um site Freelancer que você mais se identifique, ou se cadastre em todos ao mesmo tempo, e comece a procurar pelos melhores serviços e a enviar suas propostas.

Atenção: Pode levar um tempo até que você seja contratado para o seu primeiro serviço, mas não desanime! Vou deixar abaixo algumas dicas de como começar a conseguir os primeiros serviços mais rapidamente.

Como conseguir meu primeiro serviço Freelancer?

Você viu que para começar, você precisa primeiro se cadastrar em uma plataforma Freelancer da sua preferência (ou em todas ao mesmo tempo) e a enviar propostas. Certo, mas como exatamente enviar essas propostas?

Se você é realmente um Freelancer iniciante, o melhor é oferecer preços baixos.

Ao ver um tema que seja da sua preferência, como finanças, saúde, mundo animal, ou o que for, envie a sua proposta, fale sobre as suas habilidades e conte um pouco sobre você na sua descrição, e é claro, envie uma proposta com um valor baixo e atrativo ao cliente.

É claro, você não irá manter esse valor para sempre, a ideia aqui é somente chamar a atenção do cliente que o seu serviço é bom e barato, e conseguir dele um bom Review, ou seja, uma boa avaliação dizendo o quão bem você desempenhou o seu serviço.

Mas porquê conseguir um bom Review?

Conseguir um bom Review é excelente para que você demonstra que tem experiência e que já tem um cliente satisfeito que lhe deu uma boa nota, preferencialmente, uma nota de 5 estrelas, mas até 4 estrelas está ótimo, não se preocupe.

Fazendo o investimento do seu tempo para criar este artigo de qualidade, mesmo em um valor baixo, irá lhe fornecer bons frutos, pois agora com o seu review e a indicação do seu cliente quanto a você, você poderá encontrar muitos outros serviços e provar que tem experiência.

Com o tempo, você terá uma ampla gama de bons resultados e a partir daí, é só felicidade, pois você não terá mais que se preocupar com Reviews e poderá cobrar um valor justo pelo seu serviço.

Como aprender a ser um Redator Freelancer e me aprimorar na área?

Escritor Freelancer

Bom, fazer o cadastro e conseguir serviços e bons Reviews não é tudo. Você com certeza não quer se manter na mesma linha sempre, sem progredir, e a melhor maneira de progredir é estudar sempre.

Se você quer se tornar um redator, sim, você precisará estudar e não será pouco!

Existem muitas técnicas de escrita, mas uma das mais conhecidas entre todos os escritores freelancer é a Técnica de SEO.

SEO não é nenhum bicho de sete cabeças, o seu nome deriva da palavra em inglês Search Engine Optimization, que basicamente significa “Ferramenta de Otimização das Buscas”.

A ideia central do SEO é a selecionar palavras-chave para uma postagem e torná-las relevantes ao longo do texto, de maneira que o buscador do Google irá encontrar a sua página mais facilmente e ranqueá-la entre as primeiras páginas do Google.

Parece complicado a primeira vista certo? Mas não se preocupe, não é nenhum pouco complicado.

Pretendemos falar disso futuramente aqui no Nômade Virtual, mas por enquanto, veja um site que acompanho e gosto bastante que é o Ferramentas Blog. Neste site você poderá entender um pouco mais sobre as técnicas de SEO e como elas funcionam.

Então basicamente, em qualquer área, o conhecimento é algo necessário, e se você quer se tornar um bom redator Freelancer, você irá precisar uma hora ou outra estudar as técnicas para aprimorar a sua escrita.

Por que me tornar um escritor Freelancer? Há alguma vantagem?

As vantagens de se tornar um Escritor Freelancer são muitas e algumas delas é a principal: Fazer o que você amar, que é escrever.

Se você tem paixão pela escrita e tem facilidade, certamente essa é uma área excelente pra você, que pode ser um pouco dura no começo, mas com certeza ela lhe trará bons frutos ao longo do tempo.

Veja abaixo algumas das vantagens que separei como as que considero melhores em ser um redator freelancer.

Vantagem 1: Fazer o que você ama – Escrever

Como já comentamos, escrever é uma paixão para muitos, muitos escrevem livros, histórias, muitos até mesmo escrevem gratuitamente para blogs e páginas voltadas ao conhecimento, a escrita é uma paixão da humanidade a muito tempo, mas se este não é o seu caso e você só busca uma renda extra, pule diretamente para a vantagem 2.

Vantagem 2: Renda Extra em qualquer lugar que você estiver.

Sim, é isso mesmo, ser um escritor freelancer tem uma das melhores vantagens e almejada por muitos trabalhadores do dia a dia, sendo um escritor freelancer você pode simplesmente trabalhar em qualquer lugar que você estiver, e isso é simplesmente incrível!

Se você receber um trabalho em qualquer plataforma e estiver com Internet e um Notebook disponível, isso já é o suficiente para você colocar o Notebook no seu colo e começar a fazer renda extra, então, como dizer que isso não é bom? A liberdade é incrível!

Vantagem 3: Aprenda sobre temas variados todos os dias

Um Redator Freelancer quase nunca cai no tédio. Ser um Freelancer é basicamente dizer que você terá vários clientes, e tendo vários clientes, você irá trabalhar para diversos tipos de temas diferentes.

Se você adora novidade, adora conhecer gente nova sempre (virtualmente), com certeza você irá adorar ser um Redator, já que além de toda liberdade fornecida, você também terá a possibilidade de aumentar ainda mais os seus conhecimentos nas áreas mais diversas possíveis.

Vantagem 4: Sem trânsito para o trabalho

Engarrafamento Trânsito

Se você já teve um trabalho fixo, sabe como é extremamente estressante ter que ir ao trabalho quando o trânsito está engarrafado. Lidar com manifestações é pior ainda, podem riscar o seu carro, arranhar, ou então você teria que gastar uma nota preta com táxi ou uber todos os dias só para chegar ao trabalho.

Como um Redator Freelancer você não tem esse problema, no conforto da sua própria casa você pode sentar na cadeira com a sua xícara de café na mão, beber tranquilo e começar o seu novo dia digitação.

Considerações Finais sobre o Redator Freelancer

A profissão digital de redator freelancer é incrível, as possibilidades de ganho são mediana a altas a depender do seu nível de profissionalização (falaremos sobre isso em outro artigo).

Mas se você só quer mesmo ser um escritor para ganhar renda extra, pode ser ainda melhor, pois você não precisará se preocupar em sempre estar atrás de clientes que possam fazer uso do seu serviço.

A vida Freelancer tem suas vantagens, mas correr atrás de clientes quando você não tem nenhum é simplesmente aterrador algumas das vezes.

Portanto, como tudo na vida acaba, esse artigo também já está chegando ao seu fim, e se você gostou do artigo, compartilhe ele nas redes sociais e segue a gente no Facebook. Deixe o seu comentário dizendo o que você achou do artigo e se você sentiu falta de algo que poderia ter sido falado.

Boa sorte e sucesso na carreira e nos negócios!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário ou dúvida abaixo

Siga-nos no Facebook

Veja Também

Anúncios

Fechar Menu